Total de visualizações

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Uma sementinha


Eu li no site da Nestlé que ter uma horta em casa era muito facil. Eu já tinha uma idéia de como era, pois tive no meu curso uma ou duas aulas sobre organicos, muito interessantes diga-se de passagem.
Como estou em casa, e estou muito bem disposta. Adivinha?
Ah.. não pensei duas vezes, fui lidar com que hoje chamo de "terapia ocupacional orgânica".
O mais legal de tudo é que não precisa de uma estrutura gigantesca para ter uma em casa. Eu tenho muito espaço, pois moro em uma casa com quital, destes que não se acabam mais... bem grande mesmo. Então meus canteiros poderão ser proporcionais, claro comecei com apenas um. Mas tenho a intenção de continuar plantando.
Fiz uma pesquisa na net sobre como começar e descobri que antes de tudo é preciso preparar a terra, com adubos(quis fazer e colocar em prática o que aprendi na facu) fiz adubo orgânico.
Para entender melhor: Sabem aquelas cascas, sementes e talos que jamos fora todos os dias??? Então elas podem se transformar em adubos poderosos. Vejam como:

Ingredientes para o adubo orgânico
Esterco (na minha cidade compro em casa de produtos rurais)
Folhas e galhos secos (de arvores, ou serragem que também pode se encontrar em casa de produtos rurais ou mesmo de jardinagem)
Cinzas (uso da churrasqueira)
Cascas, folhas, sementes de toda e qualquer fruta e legumes
Terra (podem comprar - eu uso a que tenho no quintal)

Começe tendo uma lata grande (um recipiente onde vc vai preparar as camadas)
Em seguida sigam a seguência acima formando camadas, tampe. Aguarde mais ou menos um mês, sem destampar. Esta pronto para utilizar. Mexa a terra (onde vai plantar-pode ser em vasinhos ou no chão) deixe bem fofinha, misture o adubo mexa mais e espere uns dois dias para plantar as mudas.
É muito gratificante lidar com a terra.

Na semana que vem conto como estão minhas plantinhas....




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentar pode o que não pode é desrespeitar...obrigada pela visita..

Perdeu alguma informação, busque aqui